• MissãoNossa missão na ACIF é representar e salvaguardar os interesses dos nossos associados, por meio da oferta de produtos e serviços de alta qualidade. Buscamos impulsionar um desenvolvimento contínuo e sustentável em Fernandópolis.

• VisãoAlmejamos ser reconhecidos como um padrão de excelência em prestação de serviços e atendimento de qualidade. Queremos ser a referência como Associação Comercial e Industrial em Fernandópolis e na Micro Região.

• ValoresGuiamos nossas ações pelos valores de Comprometimento, Empreendedorismo, Ética, Inovação, Respeito, Sustentabilidade e Transparência.

A ACIF oferece uma gama diversificada de mais de 30 serviços aos seus associados, com destaque para o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), introduzido em 1972 na gestão do presidente José Carlos Rodrigues, conhecido como Zé Araraquara. A entidade tem testemunhado um crescimento constante em seu quadro associativo, contando atualmente com 650 empresas cadastradas. Esse crescimento reforça a missão que abraçamos desde a fundação: representar os interesses dos nossos associados e contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de Fernandópolis.

Nossa história remonta à fundação em 27 de outubro de 1961, com o Sr. Armelindo Ferrari sendo o primeiro presidente. A ata de fundação reflete nossos objetivos originais:

– Zelar pelos interesses legítimos das classes representadas.
– Atuar como representante do comércio e indústria perante os poderes públicos, entidades similares e terceiros, em conformidade com a lei e os estatutos.
– Cumprir todas as funções designadas por lei para entidades de nossa natureza.
– Estabelecer e manter serviços de utilidade para nossos associados e as classes que representamos.
– Fomentar solidariedade entre comerciantes e industriais, refletindo a união de nossos interesses.
– Resolver questões entre classes ou associados de maneira amigável.

Começando na Av. Manoel Marques Rosa, nossa sede passou pela Av. Expedicionários Brasileiros antes de se estabelecer em prédio próprio na Av. Primo Angelucci, graças à doação do terreno pelo então prefeito Antenor Ferrari.

Ao longo de 63 anos, 17 presidentes contribuíram para a ACIF, promovendo ações, parcerias e incentivando o desenvolvimento comercial e industrial:

• Armelindo Ferrari (1961/1962)
  • Geraldo Roquete (1963/1966)
  • Newton Camargo (1967/1968)
  • José Carlos Rodrigues (1969/1986)
  • Antonio Otavio Simões Moita (1987/1988)
  • Antonio Ribeiro Pereira (1989/1990)
  • Onivaldo Nogueira Vicente (1991/1992)
  • Carlos Alberto Rodrigues de Lima (1993/1994)
  • Luis Antonio Arakaki (1995/1996)
  • José Sequini Júnior (1997/1998)
  • Ivan Pedro Martins Veronesi (1999/2000)
  • Neoclair José Morales (2001/2004)
  • Carlos Takeo Sugui (2004/2014)
  • Dirceu Miralha dos Reis (2014/2016)
  • Mateus Morales (2016/2020)
  • Saulo Marin (2021/2021)
  • Rosana Nunes (2021/2023)

Hoje, temos a liderança de Paulo Henrique de Oliveira. Somos filiados à FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e à CACB (Confederação das Associações Empresariais do Brasil), consolidando nosso compromisso com um futuro próspero.