O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (14) a prévia do PIB de 2024, com o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) registrando um crescimento de 1,1% no terceiro trimestre. Esse resultado, calculado após ajuste sazonal, reflete uma desaceleração da economia em relação ao segundo trimestre, quando o índice havia avançado 1,2%. Contudo, o crescimento do IBC-Br foi o quarto consecutivo, após a retração de -0,6% no terceiro trimestre de 2023.
Em setembro, a atividade econômica registrou um aumento de 0,8% em comparação com agosto, o que representa a segunda expansão consecutiva do indicador. No acumulado de 2024, o IBC-Br teve alta de 3,3% em relação aos primeiros nove meses do ano passado. As projeções para o crescimento da economia em 2024 foram elevadas pelo mercado financeiro, que agora espera uma alta de 3,10%, impulsionada pela boa performance do mercado de trabalho e pela recuperação de setores importantes.
O dado oficial do PIB será divulgado pelo IBGE no início de dezembro, mas o IBC-Br já aponta para um cenário de atividade econômica aquecida, mesmo com a alta da taxa de juros pelo Banco Central.
Estagiária de Marketing
Valentina Cantana
Deixe um comentário