GOLPES MAIS COMUNS CONTRA EMPRESAS

Todo empresário hoje deve ser bem ciente de que as empresas são alvos constantes de golpes.

Além da ciência dessa realidade cada vez mais crescente, especialmente no meio digital, a empresa deve ter uma gestão de riscos ativa, seja ela simples ou mais elaborada, buscando, com a prevenção, evitar ser vítima de qualquer golpe que seja.

Um golpe contra a empresa sempre terá a finalidade de levá-la a ter perda financeira, o que, dependendo do montante, pode comprometer até mesmo a sobrevivência do negócio.

O ideal é que todos em uma empresa estejam comprometidos em não resolver qualquer coisa que exija pagamento, sem analisar com atenção e confirmação segura, não agindo no automático pela correria do dia a dia empresarial.

Para facilitar a identificação de golpes contra as empresas, falaremos abaixo dos mais comuns e que continuam a causar prejuízos financeiros ao ramo empresarial.

GOLPE DA LISTA TELEFÔNICA – Normalmente ocorre com uma ligação telefônica para a empresa, convencendo o funcionário atendente de que é necessário assinar e devolver um documento para que o nome empresarial continue a figurar na lista telefônica normal, informando não haver nenhum custo para tanto. Porém, na verdade se trata de um Contrato de Publicação, onde estarão sendo cobradas várias parcelas mensais para tal serviço.

• GOLPE DA TROCA DO BOLETO VIA E-MAIL – Ocorre com o recebimento pela empresa de um e-mail informando um erro em um Boleto verdadeiro que a empresa tem para pagar, substituindo o boleto devido por um falso, que quando pago, será direcionado o valor para os fraudadores, ficando o débito correto sem o pagamento.
  • GOLPE VIA DUPLICATAS FRIAS – Ocorrem normalmente por fornecedor mal-intencionado que, sendo possuidor dos dados da empresa com quem já teve relação comercial, buscando fazer dinheiro, forja um negócio, efetivando desconto de duplicata, e se não paga, é até direcionada a protesto.
  • GOLPE NO DDA (DÉBITO DIRETO AUTORIZADO) – O DDA vem sendo cada vez mais usado pelas empresas para facilitar e dinamizar as contas a pagar, porém, infelizmente o sistema não é isento de fraudes e golpe. Muitas são as fraudes com emissão de Duplicatas frias, que acabam chegando ao DDA, sendo preciso ter a mesma prevenção de checar a cobrança para ver se a mesma é realmente devida, antes de pagá-la.

Muitos outros golpes e fraudes ocorrem contra as empresas, mas a prevenção e a confirmação direto na fonte, antes da efetivação do pagamento, continua sendo a melhor forma de não perde dinheiro, bem como, sempre desconfiar em primeiro lugar até que haja certeza da veracidade da cobrança, sendo essa a atitude a ser cada vez mais desenvolvida por empresários e funcionários de todas as empresas.

Em caso de dúvida, a Assessoria Jurídica da ACIF está sempre pronta à auxiliar a empresa na avaliação de risco em cada caso concreto.