SUA EMPRESA TEM UM CÓDIGO DE CONDUTA?

Toda empresa vai estabelecendo seu “jeito de ser” com o passar do tempo de abertura. O “jeito de ser” de uma empresa são os comportamentos, as ações, o que se faz, o como se faz e até mesmo as omissões que a mesma pratica.

Você como proprietário(a) certamente tem noção do que quer que se faça em sua empresa, como quer que faça, o que pode e o que não pode, não é?

O que ocorre, porém, em muitas empresas, é que, quanto a conduta esperada, muitas têm somente uma noção solta, mas eu digo que isso não basta: é preciso ter definição, clareza.

A melhor indicação para que as ações que são praticadas pela sua empresa sejam efetivas e eficazes, é documentar os comportamentos instituídos, formando assim um CÓDIGO DE CONDUTA, ou também chamado Código de Ética.

Mais do que uma mera formalidade, a criação e disseminação de um CÓDIGO DE CONDUTA específico de sua empresa é capaz de influenciar muito positivamente o seu dia a dia empresarial, sua relação com clientes, fornecedores, e com a sociedade.

Mas, na prática, o que contém um CÓDIGO DE CONDUTA? É um documento que reúne as formas como a empresa deverá se comportar em cada situação, por meio das pessoas que fazem parte da mesma, levando-se em conta as regras do ramo, as leis existentes, e o senso humano e moral.

Também, esse código normalmente divulga os valores, missão e visão da empresa como sendo a base para o comportamento ditado, e assim, a médio e longo prazo, irá formar a sua cultura, assunto que falaremos no futuro.

Um CÓDIGO DE CONDUTA eficientetrará as orientações para as pessoas que se relacionam com a empresa em seu dia a dia, escrito de maneira clara e simples.

É comum esperarmos que as pessoas saibam como se comportar porque é um entendimento que parece ser senso comum, mas isso não é a realidade humana, pois  empresas são formadas por profissionais com origens diversas, que têm vivências únicas, e por isso formam crenças e visões de mundo diversificadas.

Em uma empresa, os comportamentos não devem ser subtendidos e sim instituídos, e é isso que o Código de Conduta faz.

Como o empregador poderá esperar uma ação de um empregado, por exemplo, se o mesmo (o empregado) nunca soube que era de uma forma específica que deveria fazer? Ainda, como o empregador poderá comprovar que foi da forma que esperou que fosse feita, se não há ciência (prova) do empregado, quanto a tal conduta?

Dessa forma, a existência de um Código próprio para a empresa e a ciência do mesmo por todos, efetiva uma convivência harmônica entre as diferentes visões, pois cada um saberá como se comportar, e todos seguirão rumo a um objetivo comum.

Com tudo o que apresentamos, já é possível entender que ter um Código de Conduta é uma decisão estratégica de extrema valia para qualquer empresa, de qualquer ramo e porte.

Quantas empresas já tiveram perdas financeiras por não estar claro qual  o comportamento  correto em uma situação, com relação a  clientes e fornecedores?

Quantas empresas acabaram por perder ótimos profissionais, por desgastes pessoais, uma vez que se esperava uma conduta enquanto era feita outra, por falta de uma definição clara do que se fazer?

Diríamos, ainda, que o Código garante um direcionamento que permite que as pessoas foquem mais em seu trabalho, aumentando o nível de profissionalismo na empresa, bem como, as lideranças contem com um instrumento que contribui para coibir comportamentos antiéticos e reforçar condutas positivas, passando todos a agirem da mesma forma.

Outra dica, além do Código de Conduta na forma tradicional de documento, que sua empresa crie uma versão mais dinâmica, em uma apresentação em vídeo, por exemplo.

E aí, sua empresa tem um CÓDIGO DE CONDUTA?  Se não, considere seriamente a sua criação!