Universidade Brasil e seu impacto no desenvolvimento local/regional

A Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis, ACIF, vem a público manifestar sua posição quanto entidade de classe sobre os recentes fatos envolvendo a Universidade Brasil, Campus Fernandópolis, e o quanto essa repercussão tem gerado de impacto social e empresarial, no que tange nossos associados.

Compartilhamos do pensamento que, cabe a Universidade Brasil, como entidade de ensino privado a defesa dos fatos as quais está sendo acusada, e somos a favor de penalizar todos os envolvidos com irregularidades e fraudes. Porém cabe a todas as esferas sociais de Fernandópolis a defesa do que significa o polo estudantil para o desenvolvimento local/regional.

Quando se discute educação é preciso levar em conta a força e o significado de se ter uma universidade local e sua atuação no contexto econômico. A ACIF jamais compactou com atitudes que ferem a lei ou o direto legal do cidadão, por isso, esta Nota não se discute a possível fraude que já está sendo investigada pelos órgão competentes, e sim, a importância de se ter um Centro Universitário em Fernandópolis que abriga centenas de estudantes que hoje tem a cidade como a extensão de suas casas.

Temos que levar em consideração que o papel da Universidade vai muito além da graduação; envolve a pesquisa, extensão e uma inserção comunitária e social extremamente relevante, sendo alicerçada nesta premissa defendemos o funcionamento das atividades e aulas para todos os cursos do Campus de Fernandópolis. Também nos colocamos a disposição para levantar bandeiras que sejam efetivamente importantes para nossos associados, que por se tratar do nosso maior patrimônio, enxergam nesta entidade uma porta de representatividade social e empreendedora.

Por esta razão devemos evitar especulações que possam gerar indevida insegurança e por fim pontuamos que a ACIF é uma instituição plural, acolhendo no seu seio todos os aspectos sociais que refletem o espirito democrático que cultivamos.

Assina,

Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis