Retrospectiva das ações do último ano e das projeções da ACIF para 2020

Em 2019 centenas de pessoas circularam pela Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis para participar de eventos e dos principais projetos promovidos pela instituição. A ACIF promoveu durante todo o ano eventos mensais e debates culturais, empreendedores e de inovação para fortalecer o município com temas que fazem parte do dia a dia dos empresários e da sociedade local.

Café com negócios

O café com negócios, encontros mensais com empresários e colaboradores com objetivo de construir networking e capacitar através de palestras, em 2019 abordou temas atuais com foco em esclarecer dúvidas, como captar recursos, lei da liberdade econômica, autuações do Procon, cadastro positivo, reforma da previdência, mindset financeira e legislação trabalhista. Com o intuito também de proporcionar networking, a Associação abriu as portas para sediar encontros das Embaixadas Geração de Valor para estimular autoconfiança entre os empreendedores locais.

Fernandópolis, Aqui Se Atende Bem

Visando melhorar o desenvolvimento empresarial de Fernandópolis e região cada vez mais, a ACIF promoveu por mais um ano, o projeto “Fernandópolis, Aqui Se Atende Bem”, que já está na sua quarta turma. O projeto foi realizado em 2019 com foco nos setores da saúde e de culinária, além de realizar o treinamento com os colaboradores da Área Azul para gerar serviços de qualidade em todos os setores empresariais de Fernandópolis. Mantendo esse foco da Associação, foi oferecido o programa Desenvolve SP do governo estadual, que realizou consultorias para empreendedores locais.

Projeto de Vida

A Associação em 2019 deu andamento ao Projeto de Vida, que tem como objetivo acolher pessoas que estão fora do mercado de trabalho ou que estão em busca do seu primeiro emprego, em janeiro foi realizada a etapa verão e em julho a etapa inverno, onde diversos participantes passaram por um treinamento para despertar seu protagonismo. Com o propósito semelhante ao do projeto de vida, o mutirão do currículo foi realizado pela primeira vez em Fernandópolis para recolher currículos de pessoas que precisam de colocação e recolocação no mercado de trabalho, além de possibilitar inscrições para o Projeto de Vida.

Parcerias

As parcerias com empresas locais, firmadas pela ACIF gerou benefícios aos seus associados com descontos em serviços de empresas como a OdontoCompany, Eccons Engenharia, Magrass e A.S Seguros, além dos demais que já faziam parte dos serviços prestados aos associados.

Campanhas

Diversas campanhas institucionais em datas comemorativas que impulsionam as compras fizeram parte do calendário da entidade em 2019, as campanhas Delícia de Pascoa, Minha Mãe é Nota 10, Dia Dos Namorados, 19º Botafora, Se É o Melhor Pai Merece o Melhor Presente, Dia Das Crianças, Black Week, Natal Iluminado, foram trabalhadas para movimentar o comércio local. Com foco diferenciado a campanha de final de ano intitulada “Natal Iluminado”, estimulou a decoração das lojas e criou um ambiente com clima natalino em Fernandópolis, com kits de decoração padronizamos para serem fixados nas empresas.

ACIF DAY

O Fórum Empresarial de Fernandópolis, ACIF DAY, é realizado para celebrar o aniversário de fundação da ACIF que é comemorado dia 27 de outubro, e em 2019 completou 58 anos de história. A 3ª edição reuniu cerca de 550 pessoas no Plaza Evento de Fernandópolis e teve a renda revertida para a Santa Casa de Fernandópolis, além de ter promovido um momento de Talks com empresários locais que passaram um pouco sobre suas vivencias profissionais. O ACIF DAY 2020 será realizado no dia do aniversário da associação, 27 de outubro.

Presépio Vivo

O ano de 2019, trouxe uma novidade para as festividades de final de ano do comércio de Fernandópolis, o Presépio Vivo foi idealizado pela Associação, Paróquia Santa Rita e Prefeitura Municipal de Fernandópolis, onde buscou valorizar a fé e trazer o real sentido do Natal.

Sentinela Digital

O projeto Sentinela Digital também foi uma parceria da ACIF com a Prefeitura de Fernandópolis, Associação de Amigos, Polícia Militar e Civil e Câmara de Vereadores, inaugurado em abril de 2019, foram nove câmeras de monitoramento instaladas em Fernandópolis, considerado um marco na história da segurança do município. Em 2020 o projeto terá continuidade e serão instaladas outras câmeras em diversos pontos do município.

Respire Cultura

ACIF em parceria com a Secretaria de Cultura Municipal incentivou o setor cultural da cidade por meio de arrecadação de recursos para melhorias nos equipamentos do Teatro Municipal de Fernandópolis Merciol Viscardi, através do PRONAC.

Repensando Fernandópolis 2025

De acordo com os interesses dos comerciantes locais e no desenvolvimento de Fernandópolis, a Associação idealizou junto a consultoria da Levels Inteligência, o Repensando Fernandópolis 2025 para poder mudar os rumos da cidade.  Analisando os dados foi constatado que o município está crescendo, porém sem planejamento, por isso a ACIF apresentou no final de 2019 o projeto em audiência pública com as autoridades locais.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis, Mateus Morales, os últimos anos foram de mudanças com renovação das perspectivas, e sendo fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade, o Repensando Fernandópolis vem para mostrar a preocupação da entidade em desenvolver o melhor para o comércio e para a sociedade não apenas de Fernandópolis, mas também de toda a região. “Nosso objetivo em 2020 é focar em proporcionar cada dia, mais condições para os empreendedores e incentivando na abertura de novos negócios, fomentando o comércio local e gerando novos empregos, com a realização de ações e projetos que gere acolhimento para essa classe que movimenta o PIB do município”, destacou Mateus.