Impostômetro

O Impostômetro considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária.

O que mais pesa na conta é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), com 20,09% do total. “O ICMS incide em praticamente tudo que as pessoas consomem”, explica Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo, que mantém um painel da contagem do Impostômetro no centro da capital paulista. Em seguida, vêm a contribuição para o INSS (17,26%) e o Imposto de Renda (16,82%).

Fernandópolis

Confira os impostos arrecadados por Fernandópolis somente este ano.

São Paulo

Confira os impostos arrecadados pelo Estado de São Paulo

Brasil

Confira os impostos arrecadados no Brasil todo.

Para fins de estimativa dos valores ainda não divulgados pelos órgãos acima, o Impostômetro utiliza os dados de arrecadação do igual período do ano anterior, atualizados com o índice de crescimento médio de cada tributo dos três anos imediatamente anteriores.

As projeções das arrecadações futuras são também feitas com base no crescimento médio dos tributos, nos três anos imediatamente anteriores, com ajustes de acordo com as sazonalidades.

O somatório das arrecadações é apresentado da seguinte forma:

  • No Brasil: somatório das arrecadações de tributos federais, estaduais e municipais.
  • Na União: somatório das arrecadações de tributos federais.
  • Por Estado: somatório das arrecadações no Estado dos tributos federais, estaduais e municipais.
  • Por Município: somatório das arrecadações de tributos municipais.
  • Por Capital: somatório das arrecadações de tributos municipais.

Os demais dados apresentados utilizam as seguintes metodologias:

  • População: número divulgado pelo IBGE e no Finbra – da Secretaria do Tesouro Nacional.
  • Aquisições: os valores unitários de cada aquisição foram obtidos por meio de pesquisa na Internet junto às entidades que congregam os diversos setores, utilizando-se uma média nacional. O valor da Cesta Básica foi obtido pela média dos valores divulgados pelo DIEESE.