ACIF vai lançar “Projeto de Vida” que oferece capacitação gratuita para quem quer voltar ao mercado de trabalho

Trata-se de um projeto social e empreendedor idealizado pela ACIF em parceria com a AESCoaching. Objetivo é melhorar a performance profissional e pessoal de jovens que procuram o primeiro emprego e de quem quer retornar para o mercado de trabalho

            Buscando oferecer capacitação e novas oportunidades para as pessoas que estão fora do mercado de trabalho, a Associação Comercial de Fernandópolis (ACIF) e a AESCoaching desenvolveram o projeto social e empreendedor “Projeto de Vida”. Esse projeto foi desenvolvido a partir das demandas dos empresários associados que apontavam o despreparo e pouco foco dos profissionais quanto ao Projeto de Vida pessoal e também no desenvolvimento profissional diante das competências e habilidades exigidas atualmente.

            Há muitos anos, a ACIF oferece aos associados o serviço de Banco de Currículos, no qual quem procura emprego deixa o currículo na Associação e o empresário interessado utiliza esses currículos para realizar possíveis contratações. O Projeto de Vida que será iniciado no próximo dia 26 de junho busca oferecer capacitação e ferramentas técnicas de planejamento, organização e execução de ações, visando a melhoria da performance pessoal e profissional para a recolocação no mercado de trabalho, seja como colaborador ou como dono de um novo negócio. Fazendo, portanto, uma inovação no currículo profissional e pessoal.

            Segundo Sueli Paixão, coach e fundadora da AESCoaching, o Projeto de Vida vem para beneficiar quem está à procura de emprego e também os empregadores. “Este projeto irá impactar positivamente na cultura e nos resultados das empresas associadas a médio e longo prazo, uma vez que os currículos selecionados terão recebido este treinamento e aplicarão na prática as ferramentas e os principais hábitos da proatividade, liderança, ética profissional e do engajamento na cultura da empresa em que estarão prestando serviços (contrato)”, explica.

            De acordo com o presidente da ACIF, Mateus Morales, este é um projeto social e empreendedor que vem para “Acolher os interessados ao banco de currículos de forma humanizada e preparar melhor os candidatos para atender as reais necessidades das empresas”, ressalta Mateus.

            O Projeto de Vida também irá oferecer oportunidade para os jovens que buscam seu primeiro emprego com dicas de estruturação de seu plano de vida com metas claras e comportamentos pessoais exigidos neste século para o mercado trabalho competitivo e de engajamento global. De modo geral, vai auxiliar cada pessoa a rever a atual postura profissional e o que precisa mudar para atender as necessidades e exigências para a excelência profissional deste século e ter sucesso profissional na empresa selecionada para sua atuação.

            O projeto será iniciado no dia 26 de junho, às 19h30 na Sala de Convenções da ACIF. Nessa ocasião, será feita a introdução do projeto e o cadastro dos interessados. O Projeto de Vida está estruturado da seguinte forma:

O Primeiro Módulo conta com a apresentação do Projeto e início da ferramenta de autoavaliação para a identificação do perfil profissional. O curso completo terá 10 módulos, além das ferramentas de desenvolvimento do plano de vida, haverá a apresentação de empresários e profissionais que são sinônimos de sucesso e realização profissional e possuem a carreira bem definida (Cases de sucesso).  Estes cases serão modelos inspiradores para incentivarem as pessoas a fazerem a melhor escolha profissional. E o encorajamento profissional é uma das metas destes depoimentos.

            Sueli Paixão ressalta que cada módulo será tratada uma das competências a seguir: Protagonismo; Planejamento e análise de cenário; Atendimento e poder de entrega; Comunicação clara, objetiva e empática; Senso crítico e os recursos digitais disponíveis; Repertório e postura respeitosa; Resolução de problemas. Iniciativa e bom senso; Qualidade de vida e profissional; Gentileza e atenção; Autonomia e responsabilidade.

            Não haverá custo de inscrição, os interessados em participar do “Projeto de Vida” devem comparecer na ACIF no dia 26 de junho, às 19h30 para a realização do cadastro.