ACIF incentiva a participação da comunidade na caminhada “Passos que Salvam”, do Hospital de Amor

Objetivo do evento é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

A Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (ACIF) vai apoiar a Caminhada “Passos que Salvam” promovida pelo Hospital de Câncer de Barretos. A Associação convida associados e empresários de Fernandópolis para abraçarem a causa que tem como objetivo a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

De acordo com o Hospital de Câncer de Barretos, a cada ano, 12.500 casos de câncer são diagnosticados em crianças e adolescentes.  A “Caminhada Passos que Salvam” surgiu após uma visita ao Hospital St. Jude Children’s Research, em Memphis, nos Estados Unidos. A instituição americana é hoje um hospital irmão de Barretos. Eles têm índices de cura do câncer infantojuvenil muito maiores que em outros locais do mundo. E isso só é possível, porque investem em campanhas de conscientização da população quanto à importância do diagnóstico precoce.

Quando detectado nas fases iniciais, o câncer infantojuvenil tem maiores chances de cura. Atualmente, o maior desafio dos hospitais especializados no tratamento de câncer é quando a criança e o adolescente chegam para o tratamento quando a doença já está em fases mais avançadas. Vários sintomas do câncer infantojuvenil são semelhantes às doenças comuns da infância, o que dificulta o trabalho dos médicos na conclusão de um diagnóstico.

A caminhada “Passos que Salvam” é realizada desde 2011 em várias cidades do estado de São Paulo. Neste ano, acontecerá em Fernandópolis no dia 25 de novembro. Em todos os locais onde a caminhada é feita, o objetivo é unir mais pessoas e conscientizar pais, professores e profissionais da saúde sobre a importância de estarem atentos aos primeiros sinais do câncer infantojuvenil.

Segundo o presidente da ACIF, Mateus Morales, a Associação Comercial ciente da importância desse evento, convida e incentiva que associados e empresários de Fernandópolis, juntamente com suas famílias participem da caminhada. “É fundamental que toda a sociedade participe da caminhada “Passos que Salvam” a informação e a conscientização ajuda a salvar muitas vidas”, destaca.

Além da campanha de conscientização, a caminhada “Passos que Salvam” também tem o objetivo de promover a ampliação dos recursos de atendimento às crianças e adolescentes com câncer. Ao adquirir o Kit da caminhada composto por uma camiseta e boné, o participante colabora com a arrecadação de fundos para o Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos. O kit pode ser adquirido pelo valor de R$35, e encontrado na Unidade de Prevenção de Fernandópolis. Lembrando que para participar da caminhada não é obrigatório o kit.

Fique atento aos sinais que podem indicar o câncer infantojuvenil:

– dores de cabeça pela manhã

– caroços no pescoço, nas axilas e virilha, ínguas que não desaparecem;

– dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;

– manchas arroxeadas na pele (hematomas ou pintinhas vermelhas);

– aumento de tamanho da barriga;

– brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.