EE. Afonso Cáfaro apresenta projeto da MOSTRAFER

 A escola Afonso Cáfaro sempre tem promovido feiras internas de ciências com o objetivo de incentivar a participação dos alunos em atividades de pesquisa. Nos últimos três anos, os autores dos trabalhos mais destacados tiveram como premiação a oportunidade de participarem de outras feiras científicas de maior porte, entre elas, a Mostra Paulista de Engenharia; Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo; Feira Brasileira de Ciências e Engenharia e a Mostra Brasileira de Ciências e Tecnologia (MOSTRATEC).

Com o objetivo de estimular a prática da pesquisa científica no ensino fundamental e médio, a “EE Afonso Cáfaro” pretende ampliar as suas feiras internas e estimular que outras escolas públicas e particulares de Fernandópolis também desenvolvam projetos de iniciação científica. Trata-se da Mostrafer (Mostra de Ciência e Tecnologia de Fernandópolis e Região). Nesta feira, alunos de todas as escolas de nível fundamental e médio, públicas e particulares poderão expor os projetos desenvolvidos pelos alunos.

 A Mostrafer não terá limite de submissão de projetos de todas as áreas do conhecimento. Os trabalhos serão avaliados por um Comitê de Ética que vai analisar os procedimentos metodológicos da pesquisa.

Na última semana, o gerente administrativo da Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (ACIF), Geraldo Pedro Paschoalini esteve na escola Afonso Cáfaro e participou de uma reunião com as coordenadoras Fernanda Cristina Alessio Miranda e Selma Regina Rola de Oliveira, na qual foi apresentado o projeto da Mostrafer.

Para a realização da feira, a escola conta com o apoio dos empresários de Fernandópolis. A contribuição das empresas parceiras do projeto será destinada a premiação dos melhores trabalhos, ou seja, ao custeamento das viagens para outras feiras de maior porte.

Segundo o gerente administrativo da ACIF, Geraldo Pedro Paschoalini, é importante que os empresários participem de projetos que estimulem a prática científica. “Temos sempre que incentivar ideias pioneiras. Os projetos que fazem parte da feira são voltados para o bem comum e colocam o nome de nossa cidade em destaque”, disse.

Em 2015, seis alunos da “EE. Afonso Cáfaro” foram finalistas na Mostratec Junior. Nas edições de 2013, 2014, 2015, as feiras internas da escola envolveram aproximadamente 300 alunos. A Mostrafer pretende ampliar esse número para 390 alunos, por meio da participação de 37 escolas.

A Mostrafer está prevista para acontecer nos dias 20 e 21 de outubro